Os recuperadores de calor a Pellets

Os Pellets

Para tirar o máximo de partido dos pellets, estes têm de ser queimados em equipamentos próprios, como os recuperadores de calor, salamandras ou caldeiras de aquecimento central.

Estes equipamentos já têm alguma tecnologia envolvida, permitindo optimizar a queima dos pellets obtendo o máximo rendimento, que normalmente se situa acima dos 90%.

Na utilização destes equipamentos a intervenção do utilizador é mínima, este só tem de garantir que o depósito do equipamento tem pellets e definir um nível de funcionamento ou temperatura a atingir para que tenha um ambiente agradável. Tudo o resto é determinado pelo recuperador, este irá avaliar a quantidade de pellets necessária a queimar para atingir e manter a temperatura escolhida, a velocidade do ventilador no caso dos equipamentos de aquecimento a ar, e qual a temperatura a conferir à agua no caso das caldeiras de aquecimento central.

Os recuperadores de calor a pellets tem uma boa autonomia. Esta é determinada pela potência e pela capacidade do depósito, conforme o equipamento um depósito cheio pode durar entre 15 a 30 horas de funcionamento continuo.

Salamandra Extraflame a Pellets - Rosy Bordeaux

O fabrico dos pellets confere-lhes níveis de humidade extremamente baixos e o seu tamanho reduzido ( 6 a 8mm) permite dosear de um modo eficaz a quantidade necessária a queimar para a produção de calor, garantindo desta maneira uma combustão bastante eficiente e praticamente total. Para aumentar a sua eficácia todos os recuperadores de calor e salamandras a pellets têm um sistema de ventilação que lhes permite distribuir, quase de imediato, o ar quente para divisão.

Salamandra Ecoforest a pellets Venus Ceramica Bege
Recuperadores de calor a pellets da Ecoforest - Eco II mini

No mercado Português encontra várias marcas de recuperadores de calor, duas dessas marcas distinguem-se pela sua qualidade e preço, é o caso da Extraflame de fabrico italiano e da Ecoforest de fabrico espanhol.

Ambas as marcas têm equipamentos para aquecimento a ar e aquecimento central a água.


Fotos cedidas por Loja dos recuperadores de calor e M.L.E. -Soluções de Climatização

Partilhe este artigoShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestShare on LinkedIn

2 ideias sobre “Os recuperadores de calor a Pellets

  1. Pretendo receber catálogos e respectivos preços para instalação de uma caldeira de aquecimento a pellets para 60 elementos, embora a instalação tenha à volta de 140 elementos, mas que só esporádicamente são todos utilizados em simultâneo.
    Neste momento possuo uma caldeira a gasóleo, que em princípio irá ficar para apoio ao aquecimento das águas domésticas.
    Fico muito grato pelo favor de me darem uma resposta com a possível brevidade.
    Carlos Gomes

Deixe uma resposta