Pellets o que são

O nome Pellets deriva do seu formato (granulado) que se pode encontrar em outros produtos no mercado como rações para animais, fertilizantes etc.

Os Pellets para usar como aquecimento, são produzidos a partir de madeira, uma fonte de energia renovável pertencente à classe da Biomassa.

Os Pellets são um combustível sólido de resíduos de madeira prensada, proveniente de desperdícios de madeira resultante da limpeza das florestas ou dos restos da industria da transformação da madeira.

São produzidos através de biomassa densificada proveniente de serrim, resíduos de madeira ou de outras materiais naturais, que são comprimidas a alta pressão e temperatura de modo a eliminar o máximo de resinas e humidade, obtendo como resultado final os Pellets.

Este combustível sólido é 100% natural, tem um elevado poder calorífico, estimando-se que terá 3x mais poder calorífico que a lenha normal. No fabrico de pellets não são usados restos de madeira com resíduos de colas tintas ou vernizes, ou outros produtos tóxicos ou não, que modifiquem o produto.

Os pellets são muitas vezes confundidos com outro tipo de lenha compressa, os briquetes, apesar de a dimensão ser bem diferente. Os briquetes que são feitos de todo o genero de madeira e não tem o mesmo processo de fabrico que os pellets, este formato de lenha só deve ser queimado em lareiras ou recuperadores de calor preparados para lenha normal.

As caraterísticas podem variar um pouco conforme os tipos de madeira utilizados.

Caracteristicas dos pellets

  • 6 a 8 mm de diâmetro;
  • 10 a 30mm de comprimento;
  • Poder Calorífico > 4600 kcal/kg;
  • Densidade unitária  1 > 1,4 kg/dm3;
  • Densidade aparente (transporte) de 650 kg/dm3;
  • Teor de humidade inferior a 10%;
  • Resultado de 3 a 5% de cinza

O CO2 libertado na queima deste combustível é bastante reduzido, sendo semelhante àquele que as arvores que deram origem aos pellets absorveram durante o seu tempo de vida ou mesmo aquele que seria libertado caso a matéria prima ficasse a decompor no meio ambiente.

Utilizações dos pellets

Este tipo de combustível sólido é utilizado em recuperadores de calor, salamandras e caldeiras para aquecimento doméstico e/ou industrial.
Salamandra Extraflame a Pellets - Rosy Bordeaux
Fotos cedidas por M.L.E. -Soluções de Climatização

Partilhe este artigoShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestShare on LinkedIn

Uma ideia sobre "Pellets o que são"

  1. Site muito interessante e informativo.

    Será possível disponibilizar mais informação sobre:
    Preço e mercado das pellets
    Preço e mercado das caldeiras e salamandras
    Qual o consumo de pellets em Portugal
    Qual o nº de salamandras e caldeiras a pellets em uso
    Possibilidade de modificar caldeiras a pellets para caldeiras a gasóleo
    Potência máxima possível com caldeira a pellets?
    Qual a maior caldeira a pellets em Portugal. Onde?

Deixe uma resposta